• Blog Parque Encantado

Qual é a escola ideal para meus filhos?

Toda mãe deseja que a primeira escola dos seus filhos ofereça o mais importante para a formação deles: amor, atenção, carinho e a transmissão dos principais valores humanos. Confira a seguir o depoimento de uma mãe que descreve a verdadeira essência da educação infantil. Um lindo texto que transmite a mesma missão e educação que o Parque Encantado proporciona a todas as crianças.


QUAL A ESCOLA IDEAL PARA MEUS FILHOS?

"Não acredito na escola como uma extensão da casa. Também não acredito na escola como meio de socialização da criança. Sim, elas se socializarão lá. Mas não vejo nisso, seu fim máximo. Pra mim, a escola é a primeira experiência de autenticidade dos meus filhos, longe da minha presença que os protege de todo tipo de dor. O primeiro lugar onde poderão — ou não — expressarem quem são no mundo, correndo todos os riscos que isso implica. Um lugar onde serão, muito mais do que estarão.


Por isso, a escola dos meus filhos tem que ensinar línguas. Certamente. Me importa muito que meus filhos sejam fluentes na linguagem do amor e da empatia. Que saibam dizer quem são com gentileza e respeito. Que saibam ouvir sem dificuldades de entendimento, o universo que não lhes pertence.


Me preocupo que a escola dos meus filhos tenha uma sofisticada estrutura: verde o bastante para que andem descalços. Terra o suficiente para que eu não consiga nunca mais recuperar a cor de seus tênis. Céu aberto e poucas paredes, para que voltem bronzeados do sol ou com os pingos da chuva na camiseta. Que as únicas câmeras sejam seus olhos: registrando na memória a liberdade de sua infância.


Também é fundamental que saibam matemática. Me preocupo muito que aprendam sobre as operações básicas: que dividam suas coisas, que multipliquem suas amizades, que subtraiam a solidão uns dos outros e somem seus afetos. Dizem que pessoas que sabem fazer essas contas com facilidade, tem sucesso na vida. Eu acredito.


E que a equipe pedagógica seja altamente capacitada. Que entendam de técnicas inovadoras como sentar-se no chão com uma criança, olhar nos olhos e deixar que elas conduzam a brincadeira. Que tenham conhecimentos avançados na medicina: beijos que curam dodóis e colos que amenizam saudades. E que tenham formação em "escutatória": crianças querem ser ouvidas, verdadeiramente. E que os professores esqueçam a oratória: elas aprenderão essencialmente com seus exemplos, e muito pouco com suas falas.


Onde meus filhos podem existir, em toda sua plenitude, em toda sua risada solta e fora de hora, no choro que explode, no "não" que se afirma no mundo, nas escolhas que revelam quem são. Onde sejam. Com tudo que isso possa significar. Essa é a escola ideal pra eles. E pra toda criança."


Texto escrito por Bruna Estrela. #blogencantado #parquencantado #ensinoencantado #escolainfantil #escolabrasilia #brasilia #ensinofundamental #bercario

0 visualização
Parque Encantado

BERÇÁRIO, MATERNAL, ED. INFANTIL E FUNDAMENTAL I

SHIS QI 11, Área Especial B, Entreconjuntos 2 e 4

Lago Sul, Brasília/DF

CEP 71.625-600

61 9 9331 5151/3248.5152

secretaria@parquencantado.com.br

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • YouTube - White Circle